Fazendo parte dos pilares de uma empresa, sendo assim, uma gestão de compras eficiente é crucial definitivamente para bom funcionamento do negócio.

Encaixa-se em gestão de compras todas as atividades que englobam aquisição de recursos e estoque para uma empresa. Os responsáveis por está área precisam gerenciar toda cadeia de suprimentos.

Porém, antecipadamente já posso dizer, não é um processo simples de se realizar, existem várias particularidades que compõem essa operação, sendo assim se torna complexo o entendimento. É necessário que a estratégia de compra da empresa esteja alinhada com o período do mercado e seus índices de vendas.

Fatores que devem ser analisados

Capacidade de armazenamento:

Ou seja, com essa informação será mais fácil definir a organização do seu estoque e definir a quantidade de compra conforme a capacidade de alocação.

Giro dos itens:

Antes que seja realizada a compra deve-se analisar os números de giro dos itens, informação que vai ajudar a decidir qual produto deve ter um espaço maior para ser armazenado e o maior investimento, devido ao número de demanda.

Possibilidade de negociação com fornecedores

Não tenha uma verdade absoluta sobre a compra de um produto, sempre converse com seu fornecedor sobre a possibilidade de uma negociação melhor, enfim, caso não exista essa possibilidade faça um mapeamento de todas as empresas que fornecem o produto que você precisa, para ver se realmente está optando em comprar na melhor opção.

Qualquer empresa pode fazer gestão de compras?

De antemão já confirmo que sim, não só pode, como deve ter esse processo bem definido. Existe uma falsa impressão que somente empresas de grande porte devem possuir gestão de compras, quanto antes o processo iniciar mais fácil vai ser aplicá-lo.

Por fim, em seguida, terá como retorno diversos benefícios na gestão de compras eficiente, como, otimização dos resultados do negócio, alinhamento com o planejamento financeiro, redução na perca de estoque, aumento da produtividade, evitar compras em excesso, bom, são diversos benefícios. Devido a complexidade do processo recomendamos sempre utilizar uma ferramenta de gestão para auxiliar.

Caso tenha interesse em contratar um sistema de gestão, ou gostaria de saber mais, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.