Você consegue determinar quando o consumidor possui direito de devolver a mercadoria? A grande maioria das empresas adota algumas políticas internas de devolução e trocas para agradar o cliente.

Mas sendo aparado pela lei, existem cenários onde não é obrigatório que a empresa aceite a troca. Nas compras online, o cliente pode devolver a mercadoria por arrependimento (prazo de 7 dias), já nas lojas físicas a regra de troca de produtos se aplica de uma forma diferente.

Obrigatoriedade na troca de produtos

Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina, não há obrigação legal para realizar a troca, quando a compra é feita em loja física e haja arrependimento, salvo quando o produto apresenta algum tipo de defeito, sendo assim o comerciante não tem escolha, o vendedor é obrigado a substituir o produto ou devolver o dinheiro.

O prazo para essas solicitações é de 30 dias para itens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Outro motivo para a troca ou a devolução é a divergência de informações, como no caso de propaganda enganosa.

Dicas para realizar a troca

1 – Organize uma data específica

Como o volume de trocas pode ser grande durante algumas épocas do ano (Dia das mães, Black Friday, Natal…), ter um dia da semana específico para troca de produtos, vai facilitar sua logística, bem como a do cliente.

2 – Treinamento de funcionário

Difunda o conhecimento sobre a logística de trocas, deixe todos seus funcionários por dentro do processo, assim não ficará dependente de uma pessoa específica, para realizar esse atendimento. Assim como, quando seu cliente solicitar uma troca, a demonstração de profissionalismo e organização serão um diferencial.

3 – Sistema de gestão eficiente

Com um sistema de gestão eficiente, independente do volume das trocas, você terá sempre em mãos as saídas e entradas, trabalhe com a venda, troca e geração de crédito para o cliente, totalmente integrados, otimizando o trabalho e o gerenciamento das trocas.

Vale-Compra, uma excelente opção para presentear alguém, com esta forma de presente, o cliente que será presenteado, vai pessoalmente na loja escolher o produto, evitando assim a troca de produtos.

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