Você sabe quais são os produtos mais estratégicos para a sua loja virtual e até mesmo física? Se a resposta for negativa, você não está só. Muitos empreendedores tentam montar o seu estoque só tendo a intuição como base e aí, produtos ficam encalhados e o prejuízo começa ser empilhando.

Isso acontece até mesmo com grandes empresa ​que ​vende​m​ mais milhares de itens em lojas físicas e virtuais, ​porem ​não tem nenhuma metodologia para o seu estoque e decide tudo na base do feeling.

Apesar de saber “mais ou menos” o que sai bem nas lojas, não tem nenhuma ferramenta para mapear corretamente seus campeões de vendas e identificar os produtos que trazem melhores resultados para a sua loja. Outras empresas guiadas por consultores apostam em enormes planilhas para descobrir dados sobre seus produtos, mas você sabia que com o sistema de gestão Troll tudo está na sua mão? Com a rotina de entrada de notas e vendas tudo é alimentado automaticamente e você consegue obter dados na hora, sem precisar esquentar a cabeça. Por exemplo o sistema disponibiliza a curva ABC, uma técnica que permite analisar e categorizar os produtos vendidos em uma loja por ordem de importância.
“A análise mostra ao empreendedor qual nível de atenção deve ser dado para cada tipo de produto, de acordo com fatores vendas, faturamento, margem de lucro e até espaço ocupado”, diz Hsieh.

O que é a curva ABC?

A Curva ABC é um método de categorização de estoque. Seu objetivo principal é deixar claro quais são os produtos mais importantes para a empresa.

Há várias maneiras de fazer essa conta. É possível, por exemplo, organizar a lista por preço de custo (o que vai mostrar os produtos de mais valor do estoque) ou por valor de venda (que vai indicar os produtos que mais trazem receita para o negócio).

Depois de fazer a conta básica, é possível colocar outras variáveis que vão ajudar a entender melhor o mix de produtos, como os custos e a margem por item.

​Tudo isso em alguns passos que podemos lhe auxiliar a encontrar no sistema!

O que essa análise pode ajudar em sua loja?

Além de permitir que você melhore o mix de produtos da loja, a análise da curva ABC evita erros comuns, como um estoque com poucas unidades dos produtos mais vendidos e abarrotado com os itens que vendem pouco.

Os produtos A são os mais procurados, por isso nunca podem faltar. O ideal é monitorar constantemente como está a saída deles e planejar a reposição com bastante antecedência, reservando a verba necessária para isso.

Além de trazerem receita, em geral eles são chamarizes que trazem clientes até sua loja. Por isso precisam de atenção redobrada. “Se o produto que você mais vende faltar, isso certamente vai atrapalhar as suas vendas no mês”, diz Ana Rossi, gerente comercial do Magazine Luiza, que bateu um papo com Neto sobre o assunto.

E o que fazer com os produtos do segmento B e C? Se eles sãomenos importantes, devo tirá-los do meu mix?

Não necessariamente. Os produtos B e C aumentam a estabilidade do negócio e engordam o tíquete médio do cliente.

É muito comum que os empreendedores descubram, ao fazerem a análise de curva ABC, que precisam mudar bastante o seu mix de produtos. Só assim eles conseguem aproveitar melhor o potencial do seus clientes.

O próximo passo? Começar a trabalhar melhor o mix de produtos. Além dessa opção o sistema Troll permite um controle completo do financeiro e oferece inúmeros relatórios para controlar suas vendas e produtos! Se você já utiliza o sistema agende um horário para saber mais sobre as opções que podem ajudar sua empresa crescer. Caso você ainda não possua o sistema entre em contato com nossa equipe de vendas e agende uma demonstração. Conheça mais!

 

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