Estamos nos aproximando do fim do ano e com ele vem o Natal, o Amigo Oculto e a necessidade de comprar presentes, nem que seja apenas lembrancinhas. Por conta disso, agora é o momento de você começar a organizar e preparar sua loja para as festas de fim de ano. Mais do que esperar um incremento nas vendas, é preciso que você tenha um estoque organizado e bem preparado para atender bem a demanda dos clientes.

O Natal é a época mais esperada pelo comércio. Afinal, além dos presentes, todo mundo quer preparar a casa para esta época especial. E, com isso, o movimento nas lojas e as vendas aumentam consideravelmente.

Algumas providências necessitam ser tomadas desde já, para que a loja não corra o risco de perder clientes por falta de atendimento, produto em estoque ou simplesmente organização.

Como planejar seu estoque

Lembre-se que é essencial que seu estoque esteja bem planejado. Não pode faltar e nem sobrar muitos produtos, pois os dois fatos geram prejuízos para o seu negócio.

Procure saber quais são os produtos que farão sucesso neste Natal, o que é tendência e o que a grande maioria vai querer. Isso você pode descobrir consultando as redes sociais e a Internet, e verificando quais são os produtos mais curtidos no momento.

Depois é organizar o estoque e garantir a presença dos itens que costumam ter maior índice de vendas. Vale basear-se no controle dos anos anteriores para ter uma ideia do que sua loja costuma vender mais.

O Sistema de Gestão Troll permite que você consulte em relatórios procurando por datas quais são os principais produtos vendidos. Também poderá consultar produtos que estão a algum tempo no seu estoque e fazer uma promoção para eles.

Dicas práticas podem ajudar a preparar e organizar o estoque de sua loja para o fim do ano:

Controle

Todos os produtos que estiverem em seu estoque devem estar registrados e com todas as movimentações de entrada e saída controladas. Para fazer este controle, nada melhor que um Sistema de Gestão que facilita a entrada das suas mercadorias e também a praticidade na hora de efetuar suas vendas.

Seja qual for seu caso, independente do tamanho de sua loja/estoque, é fundamental  ter um controle rigoroso. Isso evita que um cliente peça um produto que no momento de retirar do estoque você percebe que já acabou.

Organização

Além do controle rigoroso do estoque, é importante também que ele esteja organizado de forma lógica. Cada produto deve ter seu local determinado e deve estar organizado de forma a ser encontrado rapidamente. Quanto maior for o estoque da sua loja, mais organizado deve ser. O ideal é dispor os produtos por categorias, cores, códigos, enfim, da maneira que for mais fácil para ser encontrado.

Com a opção de filtro nos produtos o Troll facilita que você consulte pelo sistema rapidamente quantos produtos tem em seu estoque, também possibilitando que de forma rápida você possa fazer uma contagem e verificar se seu estoque físico está correto com o que possui no Sistema.

Processo

Estabeleça um processo de atualização no seu estoque. Ou seja, cada vez que um produto é retirado, deve ser baixado do estoque, seja através da NF-e ou do Cupom, a venda precisa ser realizada evitando problemas fiscais e também auxiliando a sua organização de estoque. Essa atualização constante evita falhas e confusões, mantendo seu estoque sempre bem controlado.

Mapeamento de vendas

Para manter o estoque abastecido de forma adequada, procure mapear sempre as vendas para verificar quais são os produtos que têm vendagem maior e menor. Assim você fica sabendo qual deve ser a frequência de reposição para esses itens.

A curva ABC é uma ótima ferramenta para utilizar nesse momento, e sempre.

Programação das compras

Com todo este controle e organização, somado à experiência de como foi o incremento das vendas nos anos anteriores, você já pode ter uma noção clara de como programar suas compras para garantir o estoque para as vendas de final de ano. Agora é só se preparar e aguardar!

Boas festas e ótimas vendas nesse período. Conte sempre com a Ommega Data.

Fonte: Louro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.